top of page

Vitamina C, o ingrediente que não pode faltar neste seu inverno🍊




Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um antioxidante essencial para o organismo. Exerce um papel determinante na formação do colágeno, importantíssimo para a recuperação das células dos tecidos orgânicos, gengivas, vasos sangüíneos, ossos e dentes. Ela é tão poderosa, que encara qualquer inimigo, combate desde microorganismos que detonam nossa saúde até os radicais livres. 

   🍊Os benefícios da vitamina CEssa tão poderosa aliada traz vários benefícios ao nosso organismo. Entre os quais, podemos citar: 

👉🏻Protege o sistema imunológico e aumenta a resistência do organismo, prevenindo e reduzindo a gravidade e a duração dos sintomas de resfriados. 

👉🏻Favorece a absorção do ferro, essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pelo transporte do oxigênio do organismo para os tecidos. 

👉🏻É essencial para a produção do colágeno, que são as fibras protéicas que formam os tecidos, os sustentáculos das principais estruturas do corpo humano. 

👉🏻Atua como antioxidante, protegendo as células e os tecidos dos produtos nocivos (radicais livres) das reações bioquímicas que envolvem o oxigênio. 

👉🏻Inibe a liberação de um hormônio chamado cortisol, causador do estresse. 

👉🏻Combate a anemia. 

👉🏻Minimiza os efeitos nocivos da poluição e desintoxica o organismo. 

👉🏻Estimula a absorção de cálcio, tornando os ossos mais fortes. 

👉🏻Auxilia na produção de colágeno, a fibra que sustenta nossa pele e nos mantém jovens por mais tempo. 

👉🏻Previne problemas do coração, tumores e outras doenças ligadas ao envelhecimento. 

   🍊A falta e o excesso   Como praticamente tudo na vida, a vitamina C também precisa ter um meio-termo. Não se pode ingerir demais nem de menos. Se o indivíduo tiver uma função renal normal, o excesso de vitamina C é eliminado pela urina e por ser uma substância acidificante, pode predispor à infecção urinária por germes que são facilitados pela urina ácida. 

   Já a falta desta vitamina causa uma doença chamada escorbuto (que provoca hemorragia e pode levar à morte) e alterações metabólicas por todo o corpo, podendo levar a um envelhecimento precoce. 

   🍊A quantidade diária   Como você já sabe, precisamos repor vitamina C, mas qual seria a quantidade ideal? Bem, um adulto normal necessita, em média, de 100mg a 500mg ao dia. Mas há certos momentos na vida que precisamos de mais vitamina C, como por exemplo: 

Desnutridos; Convalescentes de doenças graves ou cirurgias; Pessoas portadoras de doenças graves, como câncer, diabetes, infecções crônicas; Idosos; Fumantes, pois o cigarro destrói entre 25 mg e 100 mg da vitamina no organismo. 

      🍊Os campeões em vitamina C   Agora que você sabe da importância da vitamina C, não deixe de incluir os alimentos ricos nesse nutriente nas suas refeições. Basta dar um pulinho na feira e vir com o carrinho carregado. Agora, preste atenção em alguns alimentos que contêm vitamina C, em 100 gramas do alimento: 


Acerola

941,1 mg

Pimentão amarelo cru

201,4 mg

Suco de laranja natural

73,3 mg

Caju

219,3 mg

Mamão papaia

82,2 mg

Kiwi

70,8 mg

Goiaba vermelha

80,6 mg

Limão 

38,2 mg

Tomate cru com semente

21,2 mg

Bergamota

48,8 mg

Manga Palmer

65 mg

Laranja baía

57 mg

Morango

63,6 mg

Abacaxi

34,6 mg

Melancia

6,1 mg

Suco de limão natural

34,5 mg

Suco de abacaxi

20 mg

   Da próxima vez que aquela gripe estiver rondando, não se esqueça da vitamina C. Além de ficar imune a esses microorganismos, sua pele ficará maravilhosa!!! 


🧡A Saúde Está em Você!




Marlise Potrick Stefani

 🧡NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE🧡

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

@nutritecnica

@nutrimarlisestefani

@nutrilis.nutritecnica

Comments


bottom of page