O cheirinho da sálvia temperando o galeto de domingo fazia parte da minha infância na Serra Gaúcha, junto com alho, sal e outros temperos, me chamava a atenção aquela folhinha aveludada que minha mãe amassava com os dedos e se deliciava com o perfume que exalava delas.
Era a sálvia, um tempero muito italiano usado para marinar as carnes. Isto porque a sálvia tem um efeito bactericida que pode eliminar bactérias que possam estar naquele alimento.
Além do efeito bactericida, a sálvia apresenta propriedades antifúngicas, hipoglicemias e tônicas.
Ela fica bem também para finalizar uma focaccia ou pães de fermentação natural, com flores e folhas, dá um charme todo especial.
Os seus óleos essenciais podem ser usados na aromaterapia auxiliando a reduzir o stress através do relaxamento e da redução da pressão arterial.
Os italianos a reverenciavam como uma erva sagrada, os egípcios conferiam a ela o dom da fertilidade e os chineses da longevidade.
Você pode plantar em casa. A sálvia cresce em quase qualquer lugar, mas fornece a folha mais saborosa quando recebe muita luz solar. Plante sálvia em meio sol ou sol pleno. Se você está plantando dentro de casa, coloque seu vaso perto de uma janela ensolarada.
Mas a receitinha da semana vai para o clássico.
NHOQUE COM MANTEIGA DE SÁLVIA E NOZES
INGREDIENTES:
4 a 5 colheres de sopa de manteiga com sal De 6 a 8 folhas de sálvia fresca Queijo grana padano ralado na hora – a gosto
100 gramas de nozes picadas
500 gramas de nhoque ( pode ser de batata, de espinafre, de moranga, de tapioca, como você preferir)
MODO DE PREPARO
Coloque o nhoque para cozinhar em água fervente.
Coloque a manteiga numa frigideira pequena em fogo médio. Quando começar a espumar e adquirir um tom dourado, adicione as folhas de sálvia. Cozinhe por alguns segundos, virando as folhas uma vez. Adicione as nozes. Escorra o nhoque, misture ao molho de manteiga e sirva imediatamente com o grana padano.
Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!
MARLISE POTRICK STEFANI
NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA
Comments