top of page

Segurança dos Alimentos, um direito de todos!




Nós como consumidores, pouco usamos nossos direitos para exigir um alimento seguro, do plantio ou criação, passando pela indústria e pelo comércio até chegar na mesa do consumidor.


Neste dia 07 de junho, o mundo inteiro discute sobre este tema. 

Segundo a OPAS/OMS, o principal objetivo do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, é chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.


Este dia internacional é uma oportunidade para fortalecer os esforços para reduzir o risco de doenças transmitidas por alimentos e garantir que os alimentos que ingerimos sejam seguros.


Atualmente, no mundo, estima-se que uma em cada dez pessoas adoecem após consumir alimentos contaminados, e que 420 mil pessoas morrem a cada ano, sendo que crianças menores de 5 anos são as mais afetadas, com 125 mil mortes anuais.


Aí vão algumas dicas de prevenção das DTAs, as doenças transmitidas por alimentos, segundo a Organização Mundial da Saúde:


🛒Compre alimentos seguros, verificando prazo de validade, acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor). Não compre alimentos sem etiqueta que identifique o produtor;

🚿Lave as mãos regularmente: antes, durante e após a preparação dos alimentos; ao manusear objetos sujos; depois de tocar em animais; depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; antes da amamentação;

🥗Selecione alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados;

🔬Lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos;

🍱Assegure-se de que os alimentos cozidos estejam mantidos sob a temperatura adequada antes do consumo (refrigerados ou aquecidos);

🥙Alimentos perecíveis só podem permanecer em temperatura ambiente pelo tempo mínimo necessário para sua preparação;

🥘Reaqueça bem os alimentos que tenham sido congelados ou refrigerados antes de consumi-los;

🍲Evite o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (carnes e derivados);🥚Evite preparações culinárias que contêm ovos crus (Ex. gemada, ovo frito mole, maionese caseira);

🥬Evite o contato entre alimentos crus e alimentos prontos para o consumo para impedir contaminação cruzada;

🦠Evite ingerir alimentos comercializados em estabelecimentos não inspecionados;

🐀Mantenha os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais;

🚰Beba água e/ou gelo apenas de procedência conhecida.


Além de todos estes cuidados, escolha bem os alimentos que você vai levar para casa, alimentos frescos sempre são a melhor escolha. Redobre o cuidado com alimentos industrializados, observando atentamente a origem e as informações contidas no rótulo.


🧡A Saúde Está em Você!



Marlise Potrick Stefani

 🧡NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE🧡

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

@nutritecnica

@nutrimarlisestefani

@nutrilis.nutritecnica



Comments


bottom of page