top of page

Efeito Sanfona, fuja dele!


Dietas milagrosas ou restritivas demais prometem uma perda de peso rápida. No afã de livrar-se dos quilinhos a mais acabamos fazendo esta escolha. Mas logo nos afastamos delas e o peso volta.

Quantas dietas você já experimentou? Sempre pergunto aos meus pacientes, logo começo a ouvir: dieta da lua, dieta da sopa, dieta paleo, dieta do glúten, dieta da proteína, entre tantas outras… Alguns utilizam pouca comida e muitos medicamentos ou suplementos, para “acelerar” a perda de peso. Aí eu pergunto: e você já tentou uma reeducação alimentar e atividade física? Ah, isto não… não gosto de salada e não tenho tempo para exercício…

E talvez aqui esteja a solução do indesejado efeito sanfona.

Comer demais ou de menos desequilibra a concentração de hormônios importantes para o controle neural do comportamento alimentar, como a insulina e a leptina. Toda vez que a pessoa emagrece, pode perder massa magra além da gordura, dependendo da escolha alimentar e, quando recupera o peso, estando sedentária, recupera mais gordura do que músculo. Entre vai e vem de peso durante a vida, o ganho de massa magra, que é tão importante para a longevidade, fica mais difícil.


É o tal de “efeito sanfona”, períodos da sua vida você está bem, outros acima ou abaixo do peso, dependendo da alimentação e da atividade física, isto é muito prejudicial à sua saúde, piorando a distribuição da gordura corporal, aumento da atividade inflamatória do organismo e ainda aumenta o risco de diabetes, isto sem falar na flacidez da pele.

Fuja de tratamentos milagrosos, de dietas extremamente restritivas sem orientação, da prática de exercícios físicos exagerados sem orientação, e de qualquer promessa de perda de peso rápida ou sem esforço. O emagrecimento saudável deve ser lento, gradual e sustentada, com mudanças de hábitos que a pessoa conseguirá manter para a vida toda.

É necessário um profissional ou uma equipe de profissionais para avaliação da relação da pessoa com o que ela come e também com seu corpo. Além da alimentação, a manutenção do peso envolve fatores fisiológicos, ambientais e comportamentais como o sono e o estresse.


A reorganização de hábitos poderá ajudar na manutenção do peso corporal relacionados à forma de se alimentar; prática regular de exercícios físicos; gerenciamento de estresse; e cuidado com o sono.


Muitos pacientes conseguem excelente resultados e, quando atingem o peso ideal, desistem e voltam aos velhos hábitos. É preciso compreender que obesidade é uma doença crônica. Mesmo depois de emagrecer o paciente precisa de acompanhamento e cuidados para não voltar a engordar.


Uma vida saudável, com hábitos saudáveis e comida de verdade, é tudo o que o seu corpo precisa, acredite!


💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻‍♀️Mexa-se🏋🏻‍♀️

Marlise Potrick Stefani

•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •

Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida

Comments


bottom of page