Muitas vezes comemos por comer. Comemos ser ter fome, para “acompanhar “… Muitas vezes comemos em frente à televisão ou ao computador e nem percebemos o que e quanto estamos comendo.
Estas atitudes nos levam a ingerir calorias, gorduras, açúcares em excesso. Muitas linhas de tratamento para tratar a obesidade surgem a cada momento, são medicamentos, suplementos, injeções, mas nada se compara a reeducação alimentar. E dentro deste processo, podemos usar uma nova ferramenta, o Mindful Eating, o comer consciente, com atenção plena.
O Mindful Eating é uma abordagem da nutrição e da psicologia positiva que defende a ideia de comer com consciência, focando no momento presente, o que melhora não só a relação com a comida mas a saúde mental e física como um todo.
Criada com base no princípio no Mindfulness, prática meditativa que trabalha o estado de consciência e percepção atenta ao que estamos fazendo e/ou sentindo. O Mindfulness é o principal pilar de todas as práticas de meditação budistas. Ele defende a conexão do corpo, mente e emoções ao momento presente, sem julgamentos. É uma prática diária, levando o indivíduo a observar e corrigir seus comportamentos e emoções.
Este processo vai muito além da comida, você deve observar todo o processo da refeição, desde a escolha do cardápio, dos alimentos, da compra, do preparo, focando no sabor, na textura, no aroma do alimento, e principalmente nas emoções que ele causa: prazer, repulsam culpa ou ativação da memória afetiva.
Uma prática muito simples, que depende de:
Entender os sinais de fome e saciedade, percebendo quando está satisfeito. Se lhe convidam para comer e você já comeu, agradeça. Se você está triste, faça algo que lhe agrade, como ler, rezar, assistir a um filme. Se você está alegre, comemore, abrace, corra, libere sua felicidade, não precisa envolver a comida.
Criar uma rotina, tenha horários para suas refeições, trabalhar, estudar, descansar.
Comer devagar, perceba o que está comendo, você só sente o sabor do alimento enquanto ele está sobre as sua papilas gustativa, então, o deslize pela sua língua se deliciando com o sabor doce, amargo, salgado, ácido.
Servir-se de porções menores, componha seu prato com carinho, colocando um alimento de cada grupo em cada refeição, carboidrato, proteína, vegetais, coloque em um prato grande, respeitando sete centímetros de borda, isto tornará o seu prato mais atrativo, escolha pratos brancos, eles deixam sobressair a cor do seu alimento.
Arrume a mesa, organize tudo o que você precisa, temperos, talheres, guardanapos, música ambiente, coloque uma flor, se quiser, e finalmente a sua comida. Este é um auto-cuidado que lhe trará muito prazer. Você não faz isto para visitas? Então, porque não tratar bem a si mesmo?
Respirar e relaxar antes de comer, aí você está pronto para degustar o seu alimento como se fosse a primeira vez. Permita-se sentir prazer com a qualidade da comida e não a quantidade
Além disso, há inúmeros outros benefícios de adotar esse tipo de técnica na sua alimentação. Entre eles:
Restaura a conexão entre seu corpo e os seus 5 sentidos (visão, olfato, paladar e tato).
Aumenta e desperta a percepção e sensação de saciedade.
Desperta a consciência dos pensamentos e crenças limitantes sobre comida, que reforçam hábitos alimentares prejudiciais à saúde.
Elimina o auto-julgamento negativo e crítico sobre o próprio corpo.
Melhora a sua saúde física e mental, pois previne os excessos e todas as doenças que vem com eles.
Não tenha receio de cuidar de você! Cuide do seu corpo, de dentro para fora, sua saúde agradece…
💦Beba💦. 🍽️Coma Consciente🍽️. 🏋🏻♀️Mexa-se🏋🏻♀️
Marlise Potrick Stefani
•NUTRIÇÃO & LONGEVIDADE •
Alimentação Saudável com Foco em Qualidade de Vida
Comments