Um grande pé de caqui dividia a minha casa de infância da casa de meu avô. Meu prazer era observar pela janela da cozinha as pequenas bolinhas brilhantes que iam aparecendo na grande árvore todos os anos. O caqui é uma fruta de cor laranja avermelhada conhecida por seu seu sabor adocicado e semelhança ao tomate. Ele pode ser consumido fresco, seco ou cozido e é comumente usado em geleias, bebidas e doces. Mas o que muita gente não sabe é que ele pode trazer muitos benefícios para a saúde, como reduzir a inflamação, prevenir doenças cardiovasculares e fornecer antioxidantes.
A fruta de cerca de 150 gramas contém:
Calorias: 118
Carboidratos: 31 gramas
Proteína: 1 grama
Gordura: 0,3 gramas
Fibra: 6 gramas
Vitamina A: 55% da IDR
Vitamina C: 22% da IDR
Vitamina E: 6% da IDR
Vitamina K: 5% da IDR
Vitamina B6 (piridoxina): 8% da IDR
Potássio: 8% da IDR
Cobre: 9% da IDR
Manganês: 30% da IDR
O caqui também contém tiamina (B1), riboflavina (B2), folato, magnésio e fósforo. Ele é rico em fibras e pouco calórico, o que o torna um aliado na prevenção da obesidade.
Imunidade
Importante para a função imunológica e visão , um caqui contém mais da metade da ingestão recomendada de vitamina A. Além de vitaminas e minerais, o caqui contém uma grande variedade de compostos vegetais, incluindo taninos, flavonoides e carotenoides, que têm função antioxidante, anti-inflamatória e podem prevenir doenças crônicas.
Rico em Fibras
Alimentos ricos em fibras solúveis, como o caqui, retardam a digestão de carboidratos e a absorção de açúcar, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue.
Além disso, as fibras ajudam a alimentar as “boas” bactérias do intestino, o que pode impactar positivamente sua saúde digestiva e geral e caracteriza a fruta como um alimento prebiótico.
Antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias que ajudam a prevenir ou retardar o dano celular, neutralizando o estresse oxidativo, um processo desencadeado por moléculas instáveis chamadas de radicais livres. O estresse oxidativo tem sido associado a certas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes, câncer e condições neurológicas, como a doença de Alzheimer. Dietas ricas em flavonoides encontrados em altas concentrações na casca e na polpa desta fruta, têm sido associadas a menores taxas de doenças cardíacas, declínio mental relacionado à idade e câncer de pulmão. A fruta é rica é rico em antioxidantes carotenoides como o beta-caroteno, um pigmento encontrado em muitas frutas e vegetais coloridos.
Anti-inflamatório
Doenças como artrite, diabetes, câncer e obesidade estão todas ligadas à inflamação crônica. Felizmente, a escolha de alimentos ricos em compostos anti-inflamatórios pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento dessas doenças.
O caqui é uma excelente fonte de vitamina C, contendo 20% da ingestão diária recomendada. A vitamina C ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres combatendo a inflamação. Ela atua por meio da doação de um elétron para as moléculas instáveis, neutralizando os radicais livres e impedindo-os de causarem danos.
Receitinhas com Caqui
Creme de caqui orgânico
Ingredientes:
2 caquis
2 colheres de leite em pó desnatado
2 colheres de sobremesa de semente de chia
1 colher de sobremesa de linhaça dourada
Modo de preparo:
Bater no liquidificador para criar um tipo de mousse.
Servir em tacinhas.
Suco de caqui com limão
Ingredientes:
1 caqui
Suco de um limão
1/2 copo de água
Canela em pó
Modo de preparo:
Bater no liquidificador e servir.
Rico em antioxidantes e vitamina C podem ajudar a melhorar a sua imunidade.
Bom Apetite! Bon Appétit! Buon Appetito! Enjoy Your Food!
MARLISE POTRICK STEFANI
NUTRIÇÃO | GERIATRIA | COACHING | QUALIDADE DE VIDA | GASTRONOMIA
Comments