Volta às Aulas

A obesidade vem crescendo exponencialmente entre crianças e jovens de todo o mundo!

Além das limitações físicas causadas pela obesidade, existem perigos inerentes associados à ela.

Na pré-escola, as crianças já sofrem de pressão arterial, de colesterol elevado, de diabetes tipo 2 e de doenças a nível das articulações.

Se a obesidade da criança não for controlada, a taxa de doenças cardíacas, de cancros e de acidentes vasculares na idade adulta aumentará.

Uma boa alimentação infantil começa com um café da manhã nutritivo e saudável e é uma ótima forma de as crianças começarem o dia.

Estudos demonstram que as crianças que tem uma boa alimentação pela manhã, ou seja as que consomem alimentos saudáveis e nutritivos têm maior capacidade de concentração, de compreensão de novos conceitos e normalmente têm melhores resultados nos testes.

Então, o que dar ao seu filho pela manhã de forma que seja considerado uma boa alimentação?

Muitas crianças tomam o café da manhã às seis horas, e só almoçam ao meio-dia, por isso precisam de algo que os sustente durante esse período e não apenas uma taça de cereais açucarados.

Uma alimentação saudável deve ser composta por cereais, proteínas, frutas e vegetais.

FRUTAS E VEGETAIS

Para a nutrição e alimentação infantil da sua criança, tenha sempre disponível frutas e produtos vegetais frescos que os pequenos possam mastigar caso tenham subitamente fome ou entre duas refeições.

Lembre-se de manter o suco de fruta numa das refeições diárias.

Os brócolis, as cenouras e os vegetais com cores brilhantes costumam atrair a atenção das crianças e ajuda-as a encherem o estômago com algo saudável em vez de um pacote de batatas fritas.

PRODUTOS LÁCTEOS

A alimentação do pequeno deverá ter como prioridade os alimentos ricos em cálcio que são essenciais para as crianças e para os adultos, ajudando-os a terem e a manterem ossos fortes.

O leite deve ser servido diariamente pelas crianças!

O cálcio necessário também pode ser ingerido através de iogurtes, queijos, batidas, etc.

CEREAIS

A alimentação infantil deve conter cereais diversos.

Todos os produtos com cereais contêm também o ferro que as crianças necessitam, e todos os alimentos com trigo ou as massas fornecem-lhes os cereais necessários para que o seu organismo desenvolva corretamente.

Se essas massas e cereais forem integrais, além de lhes fornecerem nutrientes, vão lhe saciar por mais tempo.

LÍQUIDOS

Não esqueça de introduzir muita água e leite na alimentação dos escolares.

Evite os refrigerantes e açucarados!

Eles são calóricos e pobres em nutrientes.

QUANTIDADES

Sirva sempre porções adequadas e pese com frequência o seu filho.

Os alimentos açucarados ou aqueles que contêm ingredientes com alto teor de gordura devem geralmente ser evitados. Proponha-lhes lanches saudáveis, por exemplo legumes, frutas ou cereais integrais e permita-lhes que comam bolachas com queijo e leite achocolatado com baixo teor de gordura.

As atividades ao ar livre e uma dieta saudável são suficientes para fornecer aos seus filhos a quantidade necessária de energia de que precisam para terem um organismo funcional.