Carnaval Saudável

A festa de Carnaval requer cuidados com a alimentação.

Alguns preparos saudáveis e práticos podem evitar que os efeitos das bebidas, comidas, alto gasto energético, longa exposição ao sol, poucas horas de sono agridam de forma exagerada seu organismo.

Vamos entender…

Quando há um grande estresse físico o sistema imunológico fica debilitado, abrindo caminho para contrair doenças e infecções.

Por isso, se torna fundamental estar atento as suas escolhas para curtir o Carnaval do início ao fim!

HIDRATE-SE!

A hidratação é fundamental para garantir disposição. Inicie a hidratação com antecedência. É necessária a ingestão diária de 2 a 3 litros de líquidos como água, água de coco, bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração) e sucos de frutas que são uma ótima opção, pois além de hidratarem, fornecem o açúcar natural (frutose) que repõe a energia consumida.

A hidratação deve ser feita não só antes, mas durante e após para repor tudo o líquido perdido.

EVITE!

Alimentos gordurosos, pois, além de favorecerem o ganho de peso, tornam a digestão mais lenta, com a sensação de estufamento. Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru e escolha os queijos magros e leite desnatado, por exemplo.

FAÇA!

1 refeição ou 1 lanche com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia na hora da folia.

Alimente-se durante a festa e não fique mais que 4 horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas ou então sucos. Desta forma, irá repor a energia que o organismo precisa.

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA!

Principalmente aeróbica nos dias que antecedem a festa, assim você terá resistência física para pular e brincar à vontade.

ESTEJA ATENTO…

Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio.

As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosas: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.

No dia seguinte…

Tenha uma boa “noite” ou “dia” de sono.

O ideal é dormir de 6 a 8 horas ao dia, para se regenerar.

Consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, como: frutas, verduras e legumes.

Eles possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes perdidos no suor. Dê preferência aos alimentos fontes de vitaminas antioxidantes (vitaminas A, E e C) que diminuem a ação prejudicial do aumento de radicais livres (substâncias oxidativas) ocasionada nesta condição de maior desgaste físico.

Exemplo: cenoura, mamão, abóbora, agrião, couve, espinafre e brócolis, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais e os vegetais de folhas verdes,frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras. Uma dieta desintoxicante, com muita água, limonada, água de coco, chá verde, sucos e alimentos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados, ajudará a eliminar as toxinas que podem ter sido acumuladas durante o Carnaval. Agora…

Pule, brinque, dance, faça a sua festa!!!!