Atletas

Alimentação do Atleta

Todo atleta necessita de uma alimentação balanceada, acompanhada por nutricionista, e baseada em uma avaliação inicial, nos hábitos alimentares individuais e no dispêndio calórico. Com atividade física fará uma orientação no sentido de corrigir os possíveis erros alimentares e adequar as necessidades aos objetivos de cada esporte.

Orientações para as refeições:

  • Tente em todas as refeições balancear os nutrientes, ingerindo alimentos dos diferentes grupos alimentares: carboidratos (pães, cereais integrais, massas, arroz, etc.) proteína (carnes, ovos, leite e derivados) vitaminas e sais minerais (hortaliças, verduras e frutas), fibras e água.
  • Procure fazer uma média de quatro ou mais refeições por dia, mesmo que seu objetivo esteja associado à perda de peso. Neste caso reduza as quantidades e nunca “pule” uma refeição. Comece o dia com uma boa alimentação. Faça um desjejum farto e diversificado, pães, cereais, leite e derivados e frutas. Almoce aproximadamente quatro horas após e faça uma refeição rica em salada crua, porções comedidas de carne, arroz e feijão, verduras e legumes cozidos e uma fruta de sobremesa. Faça um pequeno lanche no meio da tarde igual o desjejum, e no jantar coma igual o almoço, mas sempre em menor quantidade.